Se produjo un error en este gadget.

miércoles, noviembre 07, 2007

Olor a azufre




Textual del blog de Orlando Tambosi, compañero latinoamericano en la lucha por la libertad, la sensatez, las instituciones...contra el estatismo, el populismo fachostalinista y los caudillejos latinoamericanos como Chávez, Evo, Correa...


O ditador Hugo Chávez é capa da Veja desta semana. Não poderia deixar de ser assunto, de novo, aqui, neste Dia dos Mortos - dos também mortos discernimento, pensamento, inteligência e amor à liberdade.

O coronel venezuelano é o símbolo da letargia latino-americana, herdeira de uma cultura que se contrapôs à modernidade desde a origem, sob as botas de Espanha e Portugal, que viveram as últimas ditaduras da Europa em pleno século XX.

Por ter destruído os que tiveram alguma noção de individualismo, este grotão continental sempre se ajoelhará diante do deus Estado, providencialista, patrão, empregador, "pai dos pobres".

Será muito difícil nos livrarmos do patrimonialismo latino, que significa, em termos simples, apenas isto: estadinhos, partidos, grupos, "etnias", máfias tomando o Estado como seu, isto é, como privado.

Estamos muito longe do capitalismo, que implica respeito à lei e ao direito, às liberdades individuais e à democracia.

P.S.: insisti em Chávez nesta semana, mas nada tenho a ver, obviamente, com a matéria de capa da Veja, esta revista burguesa, golpista, direitista etc. Hehehehe.

.

No hay comentarios.:

INTERNET LIBRE

INTERNET LIBRE
LIBRE ACCESO A LA WEB EN CUBA!